Localização

Bem-vindo ao Universo Fnac! Para que sua experiência seja a melhor possível, defina sua localização:

Entrevista

5 perguntas para Henry Carroll

Fotógrafo vem à Fnac lançar seu novo livro, Leia Isso Se Quiser Tirar Fotografias Incríveis de Lugares

Entrevista

5 perguntas para Henry Carroll

jenniffer.hoche • 22 de março de 2017 • 13h45

Para você, quais são as maiores diferenças entre fotografar paisagens e outros temas, como pessoas, por exemplo?

A principal diferença é que você tem menos controle sobre um lugar do que tem sobre uma pessoa. Em retratos você pode mover, relaxar ou vestir melhor seu personagem. Já uma paisagem você não tem nenhum controle sobre como ela pode aparecer na foto; o clima pode mudar de repente, por exemplo. É por isso que fotografar lugares é um processo mais demorado do que fotografar pessoas – você precisa esperar. Outra coisa: se você tem um estúdio, as pessoas podem vir até você. Fotografar paisagens implica no seu deslocamento para algum lugar, o que também significa que você terá de considerar logística e quais equipamentos levar.

 

O seu livro é cheio de boas dicas, mas, se você tivesse que escolher apenas uma como principal, qual seria?

Definitivamente seria a importância de saber onde se posicionar e ser muito exigente com o posicionamento exato dos elementos que se deseja fotografar. Além disso, acredito que as pessoas devem ter sempre em mente o processo de “o quê, quando, como”, que eu apresento na introdução do livro: quais lugares você deseja fotografar, quando você quer fotografar e como você gostaria de fotografar.

 

Como foi o processo de escrita de Leia Isso Se Quiser Tirar Fotografias Incríveis de Lugares?

Escrever livros é muito difícil porque eu estou sempre tentando refinar o conteúdo e deixá-lo mais acessível, mas sem perder a minha voz. Isso leva muito tempo, reescrevo diversas vezes os mesmos trechos! Esse livro especificamente demorou 10 meses para ter seu conteúdo completo, entre texto e pesquisa de imagens, que vou fazendo em paralelo. Depois, vem a edição, porque normalmente você não consegue colocar todas as imagens que gostaria em um determinado tópico. É um trabalho longo e constante até que se chega ao final.

 

Saiba mais:

Fnac Pinheiros: Henry Carroll vêm ao Brasil para bate-papo e lançamento de seu novo livro

 

Está ansioso para vir ao Brasil? Quais lugares gostaria de fotografar por aqui?

Estou muito animado para ir ao Brasil; eu nunca estive no país antes! Eu terei alguns dias livres durante minha viagem e eu gostaria de explorar o litoral entre Rio e São Paulo. Amo a natureza e tenho certeza que pode render imagens ótimas!

 

Você conhece o trabalho dos fotógrafos brasileiros?

Também estou animado com essa viagem por isso, para conhecer mais sobre a fotografia feita no Brasil, que é tão diversa. Claro que conheço Sebastião Salgado e tantos outros que trabalham o fotojornalismo, mas também sou um grande fã de Vik Muniz. Aprecio essa sinergia entre fotografia e artes plásticas que ele traz.