Localização

Bem-vindo ao Universo Fnac! Para que sua experiência seja a melhor possível, defina sua localização:

Entrevista

Felipe Folgosi lança sua primeira HQ, ‘Aurora’

Ator revela que sempre foi apaixonado pelo universo dos quadrinhos

Entrevista

Felipe Folgosi lança sua primeira HQ, ‘Aurora’

jenniffer.hoche • 09 de outubro de 2015 • 09h41

Talvez você tenha conhecido Felipe Folgosi recentemente, em ‘Chiquititas’. Ou quem sabe já acompanhe seu trabalho há anos, desde ‘Corpo Dourado’ ou ‘Explode Coração’. Contudo, uma coisa é certa: você ainda não conhece seu lado autor. Folgosi se prepara para realizar um sonho antigo, lançar sua primeira história em quadrinhos, chamada ‘Aurora’. Neste bate-papo exclusivo ele fala sobre o processo de elaboração da história e também sobre sua paixão pelos quadrinhos, que vêm desde a infância. Confira!

 

IMG_4765Você sempre se interessou por quadrinhos, desde pequeno. Quais eram as suas histórias e personagens favoritos?
Sim, meu pai desde pequeno me levava aos sábados na banca para comprar “revistinha”, era um ritual nosso. Depois comecei a pedir assinatura de revistas de aniversário. Li muita coisa, conforme ia crescendo o gosto foi mudando. Comecei com Disney, Maurício de Sousa, Mortadela e Salaminho, Recruta Zero, depois Marvel e DC, até MAD, Circo e Chiclete com Banana. Meus personagens favoritos são muitos, mas citando só alguns: Asterix, Batman, X-Men, Calvin, Cebolinha e por aí vai.
Quando e como você teve as primeiras ideias para ‘Aurora’?
Foi em 2004, depois de uma temporada estudando roteiro em Los Angeles. Como a maioria das idéias surgiu de repente ao notar que algumas marcas de nascença que tenho formavam padrões geométricos. Daí comecei a imaginar como seria se um sujeito tivesse uma “constelação” gravada no corpo.
Além de atuar, você é formado em cinema e inicialmente ‘Aurora’ era um roteiro para filme. Quando você decidiu transformá-lo em uma graphic novel?
Demorei para escrever o ‘Aurora’. Aos poucos ia pesquisando a história enquanto escrevia outros roteiros. Em 2013 achei que já tinha material suficiente para sentar e escrever e em três meses terminei o roteiro. Mas depois de tanto tempo com o projeto, não queria que ficasse na gaveta, então a melhor forma de trazer ao mundo foi adaptar para uma linguagem que gosto muito que é a dos quadrinhos.
Já que estamos falando de cinema, existe a possibilidade de ‘Aurora’ virar animação no futuro?
Sim, já fui sondado por algumas produtoras, mas ainda acho cedo. Quero que o Aurora encontre seu lugar com os leitores e daí o que acontecer depois virá naturalmente.
O projeto foi financiado via Catarse, certo? Em quanto tempo você conseguiu arrecadar a verba necessária para o projeto? Como você observa essa possibilidade de financiamento coletivo?
Foram três meses de muito trabalho mas que valei a pena. Acho uma forma incrível das pessoas promovem trabalhos que elas acreditam e querem ver realizados.
Como foi a escolha dos artistas para ilustrar a história de ‘Aurora’?purgat-01
Eu queria que a história mantivesse a sensação cinematografia, então procurei artistas que tivessem uma linguagem mais realista para que quando chegasse nos momentos “fantásticos” continuasse verossímil, o que encontrei no traço do Leno Carvalho e no super talentoso time de coloristas.
É verdade que você é fã de Star Wars? Está ansioso para o novo filme em dezembro?
Sim. Star Wars é meu universo preferido de todos os tempos. Cresci assistindo, colecionando álbum de figurinhas, brinquedos…enfim, pra quem não sabia se haveria algum outro filme depois de “O Retorno de Jedi”, saber que agora com a Disney vão perpetuar a saga é uma alegria. Claro que muita gente está apreensiva, para que esse novo filme não seja um novo “Ameaça Fantasma”, mas estou apostando minhas fichas que no final do ano estarei chorando, mas de alegria.
E na sua carreira como ator, quais os projetos em vista?
Acabei de terminhar “Chiquititas” no SBT, que foi um grande sucesso principalmente com o público infantil, tenho viajado com o espetáculo “Aula Magna com Stalin” e tenho um projeto de longa que está em fase de captação. Mas no momento minha prioridade total é o Aurora, que por ser um sonho pessoal de tantos anos é a minha maior realização como artista. Um sonho que quero dividir com as todas as pessoas.

 

Agenda: Felipe Folgosi autografa ‘Aurora’ em quatro lojas Fnac. Confira as datas

 

Entrevista: Carolina Porne