Localização

Bem-vindo ao Universo Fnac! Para que sua experiência seja a melhor possível, defina sua localização:

Entrevista

Nasce uma chef

Vencedora da primeira edição brasileira do MasterChef, Elisa Fernandes lança livro de receitas e planeja ida à França

Entrevista

Nasce uma chef

jenniffer.hoche • 03 de junho de 2015 • 08h34

Um reality show, cento e cinquenta mil reais, um carro, uma bolsa de estudos, um livro, campanhas publicitárias, eventos, 25 anos. A vida da ribeirão-pretana Elisa Fernandes gira em torno disso hoje, bem diferente da rotina de produtora executiva e mestre cuca amadora, sem tantas perspectivas, que levava no interior de São Paulo. “O reality show me deu uma direção na vida”, diz a primeira vencedora do MasterChef Brasil, no lançamento de seu livro “As receitas de Elisa Fernandes”, na Fnac de Ribeirão Preto, sua terra natal.

A jovem embarca neste mês para estudar na escola Le Cordon Bleu, mais uma das benesses a que o vencedor do reality de culinária mais visto no mundo tem direito. Com simplicidade, Elisa chegou caminhando pela porta da frente, pediu licença ao público para usar o banheiro antes de começar os autógrafos e, entre sorrisos e pulos de alegria ao encontrar velhos conhecidos, conversou com a #UniversoFnac.

 

O que aconteceu com a sua vida?

Virou de cabeça para baixo, de uma forma muito positiva. Ter aparecido num programa de televisão faz com que muita gente me reconheça. Muitos vem conversar comigo e demonstrar carinho, além disso tenho a oportunidade de fazer várias campanhas publicitárias e participar de eventos e outras coisas que acabam me dando mais um pezinho de meia para ir para França, então estou muito feliz e quero aproveitar ao máximo essa oportunidade que estou tendo.

 

Quando entrou no programa você imaginava o que poderia acontecer?

Jamais imaginava. Tinha gente muito boa, gente melhor do que eu, então foi uma combinação de determinação e sorte.

 

Que perspectivas você tinha para sua vida antes do programa?

Eu não sabia com o que eu queria trabalhar. Tive alguns empregos diferentes mas em nenhum deles tive prazer, então, ganhar o reality me deu uma direção na vida, sou muito grata por ter me encontrado.

 

E a partir de agora quais são seus planos?

Agora embarco para França, quero aprender o máximo possível lá, e quando acabar o curso eu quero fazer um estágio, aprender bastante para voltar para o Brasil com conhecimento e poder empreender legal. E enquanto eu estiver lá eu vou publicar no meu site as informações sobre o que rola na França. Vou contar pro pessoal um pouco sobre as aulas, fazer vídeos e todos vão poder acompanhar minha rotina lá, tanto as coisas da cozinha quanto meu estilo de vida.

 

Veja mais:

Fnac concorre ao Prêmio E-Bit Melhores Lojas do E-commerce; saiba como votar e participe!

 

Você já sabe o que fazer quando voltar?

Ah, vou deixar isso para depois. Tenho que chegar e saber de que forma vou empreender mas, a ideia é ir para frente, continuar me aprimorando e abrir meu restaurante.

 

Como está a rotina?

Muito corrida. Não tenho tempo de parar em casa e agora com o lançamento do livro ficou pior ainda. Quer dizer, melhor ainda. Tá mais corrido. Já estava fazendo muitos eventos e as viagens aumentaram, mas é uma correria boa.

 

Qual foi a última vez que você descansou?

Não sei, não consigo lembrar. Sentei um pouco ontem que foi meu aniversário e agora só 10 dias antes de embarcar vou tentar dar uma sossegada e ver se consigo viajar em paz.

 

Como vai lançamento do livro?

 

Está muito legal, bastante gente vem conversar comigo, falar do carinho que eles sentem. Muita gente conhecida comprando e me prestigiando. Recebo das pessoas um feedback muito positivo, espero que as pessoas depois de lerem e tentarem as receitas tenham essa impressão do livro. Mas o primeiro contato está maravilhoso, muita gente animada com o livro dizendo que estava esperando.

 

Você teve um mês para escrever. De onde veio tudo?

 

Muitas receitas sempre fiz na minha rotina, outras eu acabei criando, tive tempo para fazer, e algumas me inspirei em outras pessoas e coloquei receitas que fazem parte da minha memória afetiva. A moqueca da Helena que participou do programa e eu quis homenagear, uma conserva de gengibre de uma grande amiga que é maravilhosa, por exemplo.

 

Esteve alguém aqui que você só conseguiu ver aqui no lançamento do livro?

Não é a primeira vez que venho a Ribeirão depois do MasterChef mas, uma amiga minha, a Luli, minha vizinha na verdade, teve que vir até aqui para me ver. Não estávamos conseguindo mas deixei uma assinatura para ela e foi ótimo.tsпоисковые машины