Localização

Bem-vindo ao Universo Fnac! Para que sua experiência seja a melhor possível, defina sua localização:

Entrevista

Seguidores do U2

Para delírio de quem curte a banda, nos dias 9, 10 e 13 de abril a banda irlandesa U2 chega com a turnê 360° em solo brasileiro. É a terceira visita do grupo ao país. Para comemorar, os fotógrafos Duda Groisman e Marcos Hermes, dois grandes fãs de longa data, levam até a Fnac Pinheiros […]

Entrevista

Seguidores do U2

jenniffer.hoche • 08 de abril de 2011 • 15h30

Para delírio de quem curte a banda, nos dias 9, 10 e 13 de abril a banda irlandesa U2 chega com a turnê 360° em solo brasileiro.

É a terceira visita do grupo ao país. Para comemorar, os fotógrafos Duda Groisman e Marcos Hermes, dois grandes fãs de longa data, levam até a Fnac Pinheiros um super tributo fotográfico. Nas imagens, o público terá acesso a registros feitos entre os anos de 1998 e 2010 nas turnês Pop Mart, Vertigo e 360°.

Os caras realizaram o desejo de qualquer fã que se preze: embaixo de sol e chuva, a dupla acompanha os espetáculos do grupo.

As fotos ficam em São Paulo até quarta-feira, dia 13/04.

O Blog Fnac entrevistou os fotógrafos para saber mais da experiência. Confira o resultado:

Blog Fnac: Há quanto tempo vocês são fãs da banda?

Duda Groisman: Desde o lançamento. Na época era o LP (ou vinil) do “War”, o terceiro da banda. Foi em 1983. “Sunday Bloody Sunday” e “New Year’s Day” viraram hinos.

Marcos Hermes: Desde quando comecei a me interessar por música, na época em que Sunday Bloody Sunday tocava a cada minuto nas rádios brasileiras!

BF: Quais shows – e turnês – foram fotografados? Algum fora do país?

DG: O primeiro foi em 1998, em São Paulo, na turnê POP. Depois, na turnê Vertigo em 2005, em Los Angeles, e em 2006, em São Paulo e Buenos Aires. Mais recente, fotografei a turnê atual, 360°, em 2009, em Londres, e, em 2010, em Moscou. Fotos de todos estes shows estão na exposição. Mas já tenho material inédito, pois fotografei dia 30 de março o show em La Plata, na Argentina. Depois que terminar a turnê pelo Brasil, agora em 2011, terei visto 14 shows do U2.

MH: Em mais de 20 anos de carreira, fotografei mais de 2.000 shows, passando de 1 milhão de imagens no arquivo no final de 2009. Registro os principais eventos nacionais e no exterior é sempre uma inspiração estar entre os colegas gringos. Infelizmente nunca tive o prazer de fotografar o U2 fora do país, um dia quem sabe.

BF: Neles, captaram imagens em quais seções?

DG: Dois shows na Red Zone, muitos na pista e um na arquibancada.

MH: Sempre no pit, como profissional.

BF: Há dificuldades em fotografar shows grandes como os do U2? Quais?

DG: Principalmente por não estar na área dos fotógrafos profissionais tenho que segurar a câmara mais firme devido ao empurra-empurra, vibração do público e também desviar das mãos levantadas.

MH: Pra mim sempre foi tranquilo, até porque estudo cada cena pelo Youtube. Aí não tem erro, basta levar o equipamento certo e ter sangue frio.

BF: Qual deles foi o mais importante para você? Por quê?

DG: Tenho uma foto de 1998, que está na exposição, que tenho muito orgulho de ter feito. Ela tem muita qualidade para, na época, um fotógrafo iniciante. Mas o show mais marcante foi em 2010, em Moscou. Foi o primeiro e único show até hoje do U2 em território russo e foi realizado no estádio onde, em 1980, foram realizados os Jogos Olímpicos (quando aconteceu o boicote por parte dos Estados Unidos).

MH: No caso do U2, foi a Popmart Tour de 1998, pois “furei” outros três fotógrafos do jornal que trabalhava na época e que me esnobavam por ser um guri do subúrbio. Posso me gabar e emplaquei capas de jornal por três dias seguidos. Como diz o Zagalo, eles tiveram que me engolir! Meses depois fui demitido do jornal e minha vida tomou o rumo da música.

BF: Vocês pretendem continuar acompanhando a banda?

DG: Sem dúvida. Estou tentando fotografar os shows no Brasil como profissional.

MH: Se ganhasse na loteria, cobriria todas as turnês com certeza. No caso quando eles vierem ao Brasil eu estarei cobrindo todos os shows.miami florida apartmentsкопирайтинг украинаoptionrally tradebest binaryадвокат стоимостьokneo.netprestigeoption binary broker