Localização

Bem-vindo ao Universo Fnac! Para que sua experiência seja a melhor possível, defina sua localização:

Entrevista

Thalita Rebouças fala sério!

Adolescente que é adolescente já soltou um ‘fala sério!’ em algum momento. Se você não é um, pelo menos deve ter ouvido em algum lugar. E o chororô no quarto porque não tem roupa para ir a uma festa (embora o armário esteja cheia delas) ou as dúvidas de que caminho seguir na vida profissional? […]

Entrevista

Thalita Rebouças fala sério!

jenniffer.hoche • 12 de janeiro de 2011 • 13h51

Adolescente que é adolescente já soltou um ‘fala sério!’ em algum momento. Se você não é um, pelo menos deve ter ouvido em algum lugar. E o chororô no quarto porque não tem roupa para ir a uma festa (embora o armário esteja cheia delas) ou as dúvidas de que caminho seguir na vida profissional? Já passou por isso?

Pra quem acha que falar sobre isso é brincadeira, a escritora Thalita Rebouças prova que buraco é bem mais embaixo. Ser adolescente é participar de um universo super complexo, com suas cores, suas regras, seu idioma.

E por conhecer essa linguagem, ela se tornou uma das escritoras de literatura juvenil mais conhecidas em todo país.

São 11 anos de carreira, 11 livros lançados e quadros em programas de televisão.

O Blog Fnac entrevistou Thalita (que lançou no fim do ano passado Ela Disse, Ele Disse) para saber um pouco de onde vêm suas ideias. Confira!

Blog Fnac: Thalita, você começou a ter a ideia de escrever quando era criança. Você lembra como era? Como você imaginava a profissão de ‘fazedora de livros’?

Thalita: Uma profissão feliz. Viver de inventar histórias, não podia existir coisa melhor do que isso.

BF: Alguém te incentivava a isso? Família, professores?

T: Os professores. A minha família, quando eu era criança, achava lindo. Mas quando comecei a querer levar a sério, ficaram preocupados, já que no Brasil as pessoas não leem tanto quanto em outros países, como França e Estados Unidos.

BF: Quando você entrou para o jornalismo, você continuou desejando isso ou achava que era um sonho do passado?

T: Não, sempre desejei isso. Em silêncio, mas desejei. Até o dia em que criei coragem e publiquei meu primeiro livro. E lá se vão 11 anos.

BF: Qual foi o momento que virada na carreira? Por que você deixou de ser jornalista para escrever livros para adolescentes?

T: Porque eu não queria que escrever fosse um hobby. Queria que fosse profissão. Então decidi abandonar o jornalismo para me dedicar exclusivamente aos livros e à divulgação deles. Que bom que deu certo.

BF: E o público? Como você encontrou esse nicho? Era uma linguagem que você já gostava ou surgiu por algum motivo?

T: Esse público que me escolheu. Gostou de Traição entre Amigas, meu primeiro livro, se identificou com a história e me pediu mais livros. Aí comecei a focar neles. O primeiro pensado 100% para adolescentes é o Tudo por um Pop Star.

BF: Quais são suas inspirações na hora de escrever?

T: Os adolescentes, meu passado, meus amigos, as idas ao supermercado… Tudo me inspira.

BF: Como é sua rotina de escritora? E suas outras atividades?

T: Escrevo todos os dias. Pelo menos umas quatro horas. Quando estou fazendo um livro isso aumenta para oito horas diárias, às vezes mais. A tevê surgiu na minha vida no ano passado e me diverte muito. Gravo umas duas vezes por semana para o Vídeo Show e o Esporte Espetacular. Dá para conciliar as duas coisas numa boa.

BF: Assim como você, temos visto hoje uma geração de escritoras jovens, talentosas, que estão usando a linguagem atual pra chegar onde querem. Como você vê esse fenômeno? Você tem contato com outros escritores jovens, destaca algum?

T: O Gustavo Reiz. Ele é ótimo, fala a língua do adolescente sem tentar ser um. É engraçado, sabe emocionar sem ser piegas e é um nome para ser guardado. Vai longe!

BF: Quais são seus próximos projetos?

T: Um livro sobre a primeira vez e Fala Sério, Filha! – A Vingança dos Pais.

A tempo: Dentro do Encontros Fnac, Thalita estará na Fnac BH no sábado, dia 15, às 16h, para lançar o livro Ela Disse, Ele disse.соус сливочный для спагеттиmultilingual translation servicesasian escortsпроверка ключевых слов гуглtowers of key midtown-miami for salee-lomerреклама услуг