
Bate-Papo, Clube de leitura
Bate-Papo, Clube de leitura
Clube de Leitura – Leia Mulheres

Leia Mulheres debate ‘As doze tribos de Hattie’ na Fnac
Na próxima quinta-feira, 12 de julho, o clube de leitura Leia Mulheres debaterá o livro ‘As doze tribos de Hattie’, o primeiro romance de Ayana Mathis.
A história do livro se passa em 1923, quando aos quinze anos, Hattie Shepherd deixa a Geórgia para se estabelecer na Filadélfia, na esperança de uma vida melhor. Mas se casa com um homem que só lhe traz desgosto e observa indefesa quando seu casal de gêmeos sucumbe a uma doença que poderia ter sido evitada com alguns níqueis.
Hattie dá à luz outras nove crianças, que cria com coragem e fervor, mas sem a ternura pela qual todos anseiam. Em lugar disso, assume o compromisso de preparar os filhos para as calamitosas dificuldades que certamente enfrentarão e de ensiná-los a encarar um mundo que não os amará nem será gentil. Contadas em doze diferentes narrativas, essas vidas formam a história da coragem monumental de uma mãe e da trajetória de uma família.
Sobre o clube
Em 2014, a escritora Joanna Walsh propôs o projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014) que consistia basicamente em ler mais escritoras. O mercado editorial ainda é muito restrito e as mulheres não possuem tanta visibilidade, por isso a importância desse projeto.
Em 2015, em São Paulo, Juliana Gomes convidou as amigas Juliana Leuenroth e Michelle Henriques para transformarem a ideia de Joanna Walsh em algo presencial em livrarias e espaços culturais. Um convite a leitura de obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas. O projeto cresceu e, atualmente, está presente em 87 cidades de 24 estados do país, além do Distrito Federal.
Há três anos em Brasília, o Leia Mulheres já leu 37 livros de autoras dos mais diversos países do mundo. Os encontros ocorrem nas segundas quintas-feiras no mês, às 20h, e é totalmente gratuito.