Localização

Bem-vindo ao Universo Fnac! Para que sua experiência seja a melhor possível, defina sua localização:

Carregando eventos
Exposição Fotográfica

Exposição Fotográfica

Exposição Fotográfica

O Instante Decisivo

O intuito é que os visitantes olhem para cada foto e imaginem o antes e depois de cada cena

Ao nos depararmos com o titulo desta exposição coletiva, muitos se lembrarão imediatamente de um grande mestre da fotografia, Henry...

Varanasi

Ao nos depararmos com o titulo desta exposição coletiva, muitos se lembrarão imediatamente de um grande mestre da fotografia, Henry Cartier-Bresson, verdadeiro caçador de momentos decisivos e criador da essência do tema. Porém, o que talvez poucos saibam, é que o termo era parte de um axioma de Jean-François Paul de Gondi (1613-1679), cardeal de Retz, segundo o qual “não há nada no mundo que não tenha o seu momento decisivo”. Bresson defendeu que os fotógrafos deviam buscar esse instante decisivo nas fotos, ou seja: o clique no momento exato de registrar determinada situação que não voltará a se repetir.

No livro “Ver é um todo – Entrevistas e Conversas” publicado pela Editora G. Gili, na página 46, a repórter Sheila Turner-Seed faz a seguinte pergunta a Bresson:

– Qual o sentido exato do título “The Decisive Moment”?

Ele responde:

– Você quer saber mais sobre o título? Não tenho nada a ver com ele! Achei uma frase das memórias do Cardeal de Retz, em que ele escreveu: “Não há nada no mundo que não tenha um momento decisivo”. Coloquei-a [como epígrafe] na edição francesa. Quando pensávamos num título [para a edição americana], tínhamos uma lista de possibilidade. De repente, Dick Simon disse: “E por que não o momento decisivo”? Funcionava bem e assim me tornei, como se diz, um plagiador.

 

E depois, em seu livro “The Decisive Moment”, New York, 1952. Copyright 1952 Cartier-Bresson, Verve and Simon and Schuster, ele sabiamente define o que é entendido como “instante decisivo”, e isso quebra com a ideia de inúmeros fotógrafos, pense bem: “Na fotografia existe um novo tipo de plasticidade, produto das linhas instantâneas tecidas pelo movimento do objeto. O fotógrafo trabalha em uníssono com o movimento, como se este fosse o desdobramento natural da forma, como a vida se revela. No entanto, dentro do movimento existe um instante no qual todos os elementos que se movem ficam em equilíbrio. A fotografia deve intervir neste instante, tornando o equilíbrio imóvel”.

 Sendo assim, o “instante decisivo” ao qual Bresson se refere não é o momento de sorte que o fotógrafo captura, o inusitado ou inesperado, mas sim o exato momento em que o ele acredita que, dentro de toda a maleabilidade e movimento da vida que acontece a sua frente, ele escolhe o momento certo, o instante em que tudo entra em perfeito equilíbrio, aos seus olhos, para que ele possa então capturar a cena.

 Nesta exposição, nosso objetivo não é, portanto, o inusitado. Não que não faça parte de um instante decisivo, mas sim fazer com que os visitantes possam olhar para cada foto exposta e imaginar o antes e depois de cada cena e assim, entrar em sincronismo com o fotógrafo naquele exato momento em que ele resolveu criar o seu “instante decisivo”. Dado que o criador do instante decisivo será o fotógrafo e não a cena que está a sua frente. E é exatamente nessa filosofia que imaginamos que o momento decisivo vem para provocar o observador que a imagem exposta pode não ser um mero momento fortuito, efeito do acaso de estar no lugar certo e na hora certa. O instante decisivo se afasta da compreensão de que fotografias com essa temática devam ser frutos do acaso, feliz ou não, mas de um contínuo trabalho do olho e da mente do fotógrafo, no sentido de encontrar uma composição ideal para se expressar num momento retirado da série de fenômenos da vida cotidiana.

Início: 9 de dezembro de 2017 às 19:00
Local: Morumbi
Endereço: avenida roque petroni júnior, 1089,
São Paulo - São Paulo,
Brasil
Fim: 9 de dezembro de 2017 às 20:00
Telefone: (11)3206-2000
Início: 9 de dezembro de 2017 às 19:00
Fim: 9 de dezembro de 2017 às 20:00
Local: Morumbi
Telefone: (11)3206-2000
Endereço: avenida roque petroni júnior, 1089,
São Paulo - São Paulo,
Brasil