Localização

Bem-vindo ao Universo Fnac! Para que sua experiência seja a melhor possível, defina sua localização:

Cinema, Livros, Outros

Como ler mentiras: Lie to Me

Em uma conversa, você acaba percebendo certos sinais no outro que demonstram que uma mentira está surgindo ali. O correto é não ficar acusando o amigo de algo que você não tem prova, certo? Mas saiba que há como ter uma boa porcentagem de certeza se aquela informação é verdadeira ou não: identificando as microexpressões. […]

Cinema, Livros, Outros

Como ler mentiras: Lie to Me

jenniffer.hoche • 04 de maio de 2011 • 15h00

Em uma conversa, você acaba percebendo certos sinais no outro que demonstram que uma mentira está surgindo ali. O correto é não ficar acusando o amigo de algo que você não tem prova, certo?

Mas saiba que há como ter uma boa porcentagem de certeza se aquela informação é verdadeira ou não: identificando as microexpressões.

É este o trabalho de Paul Ekman, consultor do seriado Lie to Me. Na história, Cal Lightman, especializado em identificar as microexpressões manifestadas no rosto das pessoas diante de uma situação, lidera uma equipe especializada em descobrir mentiras. Além de casos particulares, eles trabalham com o FBI na investigação de crimes.

Há ação e fantasia, mas nada muito diferente do que, de fato, acontece. Paul Ekman é consultor do governo norte-americano na vida real. Por meio de seus estudos, ajuda a justiça a identificar culpados e inocentes por meio da leitura das emoções durante interrogatórios e julgamentos.

Como explica no livro A Linguagem das Emoções, Ekman percorreu um longo caminho para chegar até o tipo de trabalho que faz hoje. Foram anos e anos de pesquisa empírica em tribos e vilarejos pelo mundo, sempre em busca do padrão das reações humanas (mesmo em pessoas que não tiveram qualquer contato com a sociedade predominante).

O resultado foi um conjunto de microexpressões que podem ser identificadas em qualquer pessoa: raiva, desprezo, surpresa e felicidade, entre algumas outras.

A série, veiculada nos Estados Unidos, teve três temporadas e não tem previsão de renovação. Mas, no livro, você pode encontrar histórias e treinar sua capacidade de ler as emoções dos outros e, quem sabe, melhorar suas relações.housemilfраскрутка сайта низкие ценыгугл адвордс ключевые словасписок документов для получения загранпаспортавзлом вконтактецентр