Localização

Bem-vindo ao Universo Fnac! Para que sua experiência seja a melhor possível, defina sua localização:

Fotografia

Seis dicas do Alê Urch para fotografar com o seu celular

Saiba como fazer aquele ‘shoot’ certeiro

Fotografia

Seis dicas do Alê Urch para fotografar com o seu celular

jenniffer.hoche • 02 de junho de 2017 • 14h53

Ele fotografa com câmera profissional há 15 anos, mas deu o clique certeiro quando topou a fotografia mobile como uma nova forma de desenvolver sua arte, quando o mundo fotográfico, como ele mesmo diz, passava por sua ‘crise existencial’ a respeito da fotografia digital. Com um trabalho focado na fotografia autoral, o paulistano Alexandre Urch se destaca pela apropriação e exploração de imagens do cotidiano, que buscam tornar o invisível e ordinário visível a todos, utilizando as mais diversas técnicas e equipamentos, principalmente o celular.

foto_credito eric licen_002
Confira as 6 dicas dele para fazer aquele ‘shoot’ certeiro:

1 – Nas sombras existe luz – A maioria dos fotógrafos evitam fotografar em certos horários do dia devido a luz dura e as sombras que são geradas por essa luz. Mas é possível utilizar as sombras e a luz dura de forma criativa, produzindo fotos impactantes. A dica na hora de fotografar é fazer a medição da luz na parte mais clara da cena, fazendo assim que a sombra fique bem marcada na sua foto.

alexandre urch_007

alexandre urch_020

2 – Chove chuva – Dias chuvosos também são ótimos para fotografar, aproveite as pessoas caminhando nas ruas de guarda chuva e as poças d’água espalhadas por aí. Para conseguir uma foto de um reflexo perfeito vire a lente do seu celular de ponta cabeça deixando a lente bem próxima da água.

alexandre urch_001

alexandre urch_003

3 – Roube algumas almas – Um bom retrato tem a intenção de mostrar o rosto da pessoa e/ou algo ligado a sua profissão, etc. É muito importante achar um local bem iluminado, principalmente no rosto/corpo  e um fundo limpo, sem muita interferência, para dar destaque ao fotografado.

alexandre urch_004

4 – Olhem para cima – Embora o zoom tenha melhorado em alguns modelos de celulares em muitos ele ainda deixa muito a desejar na hora de fotografar. Então é hora de buscar novos ângulos, volte a olhar o mundo com a perspectiva de uma criança.

alexandre urch_011

alexandre urch_005

5 – Seja um explorador – Não importa se é um lugar que você esteja  passando férias, a cidade que você mora ou o quarteirão da sua casa: explore. Seja um turista, perca-se  pelas ruas e observe cada detalhe, existem diversas fotos e lugares por aí escondidos por aí esperando por você.

alexandre urch_014

6 – Explore os aplicativos –  Para fotografar, o aplicativo da câmera do próprio celular pode dar conta do recado, mas se você quer ter mais controle sobre a sua fotografia e ter a opções de controles manuais, baixe um app específico. Para IOS eu recomendo o aplicativo Camera +, tem uma versão gratuita e outra paga, e para Android eu recomendo o aplicativo AZ Camera que é gratuito. Para a edição, essencial para realização de uma boa foto, existem centenas de aplicativos para todos os sistemas a venda nas lojas de aplicativos, mas existe um muito completo e gratuito para todos os sistemas: o Snapseed. Todas as fotos que vocês viram nessa matéria foram editados com ele.

snapseed4

Boas fotos!